Esses círculos são usados em psicanálise, por Lacan, para demonstrar como três registros (simbólico, imaginário e real) se articulam e criam para cada sujeito a realidade. No meio dos 3, em geral, se pensa o vazio do desejo no qual objetos podem ocupar um lugar dando satisfação ou, com frequência, atazanando. Nos dois diagramas este lugar ficou bem marcado pela propaganda (que propõe objetos) e pela esperança do sucesso por vir. Na primeira modalidade você tem o capitalismo te oferecendo soluções mágicas. Na segunda é você quem tem que criar a solução. Teríamos muito mais a falar sobre o simbólico, o imaginário e o real com os outros termos. Por exemplo: thinking (imaginário); determination (simbólico) e failure (real). Mas isso já ficaria pr conta do desfrute desse objeto chamado teoria lacaniana que me vicia (rsrsrs!). Como vc pode ver não resisti ao comentário.
(1) Pôr do sol na Baía de Maputo (Moçambique), Dezembro de 2005. (2) Pingüins no Cabo da Boa Esperança, Cidade do Cabo, África do Sul, Março de 2006. (3) Cozinha de um homestead em Outapi, norte da Namíbia, Outubro de 2006. (4) Duna em Sossusvlei, Namíbia, Março de 2007. (5) Rapariga buscando água em Chókwè, vila no interior de Moçambique, Novembro de 2005. (6) Namíbia, Março de 2006.
2 comentários:
uau!!! adorei os diagramas!
muito inspirador mesmo!
beijos saudades e muito bom humor nas próximas duas semanas.
gabi
Esses círculos são usados em psicanálise, por Lacan, para demonstrar como três registros (simbólico, imaginário e real) se articulam e criam para cada sujeito a realidade. No meio dos 3, em geral, se pensa o vazio do desejo no qual objetos podem ocupar um lugar dando satisfação ou, com frequência, atazanando. Nos dois diagramas este lugar ficou bem marcado pela propaganda (que propõe objetos) e pela esperança do sucesso por vir. Na primeira modalidade você tem o capitalismo te oferecendo soluções mágicas. Na segunda é você quem tem que criar a solução.
Teríamos muito mais a falar sobre o simbólico, o imaginário e o real com os outros termos. Por exemplo: thinking (imaginário); determination (simbólico) e failure (real). Mas isso já ficaria pr conta do desfrute desse objeto chamado teoria lacaniana que me vicia (rsrsrs!). Como vc pode ver não resisti ao comentário.
Mas afinal. De onde você tirou esses indexes?
Beijos,
h.
Postar um comentário