Após 5 anos de um processo que rendeu muito debate
Considerado uma das figuras mais honestas e engajadas no debate político, econômico e social do país, Cardoso entendia a mídia como elemento transformador da sociedade.
Após a independência, Cardoso passou a ser conhecido como um jornalista bem inconveniente. Era Frelimista por convicção, mas nem por isso fazia vista grossa para o que vinha do lado de cá do Partido. Também não ignorava as reivindicações da oposição. O Mediafax, um dos jornais liderados por ele, foi o primeiro a dar a palavra à Renamo (Resistência Nacional Moçambicana) na época das negociações de paz. Até então, eles nunca tinham sido entrevistados pela mídia moçambicana.
Cardoso brigou pela liberdade de imprensa e pela forma como a verdade deveria ser trazida à tona, custe o que custar. Durante os 16 anos de guerra civil, quando as maiores atrocidades açoitaram o país, a mídia descrevia uma situação que não existia: a guerra simplesmente não era tratada. Ditadura de silêncio do Governo. Mas ser marionete ia completamente contra o que Cardoso entendia como jornalismo. Para ele, era preciso fazer da informação munição para a sociedade. Isso pode parecer óbvio na teoria, mas difícil é ver quem põe a cara a tapas desta forma, provocando arrepios nos figurões do governo e da elite. Sua insolência lhe rendeu diferentes ameaças, além de uma prisão.
Homenagem a Cardoso (na minha rua)
Cardoso era, sem dúvida, um utópico de marca maior. Mas acho que o mais interessante é que utópicos são legais, mas utópicos que provocam mudanças REAIS – ah! isso é difícil. Agindo assim, ele não foi somente um jornalista, mas uma pessoa que lutou pela democracia e justiça em Moçambique, sem ter medo de enfrentar quem tentava esconder verdade. De tirar o chapéu.
2 comentários:
Obrigada Clarisse pela história que vc nos conta daí de dentro dessa história. Não sei se adianta muito lembrar a história que se estudou (estudaria) na escola. Vale a história que se transmite.
Tiremos o chapéu!
Bjs, Heloisa.
oi lindinha estou adorando ler os teus textos!!
Continue me mantendo informada.
bjs
gabi
Postar um comentário