Pouca gente acredita quando eu digo, mas SIM, existe burocracia maior do que no Brasil. Da Rádio da ONU
"A abertura de uma empresa em Moçambique leva 116 dias, o que se traduz num ambiente de negócios difícil, segundo uma pesquisa do Banco Mundial. O estudo indica que os investidores têm de seguir 14 procedimentos separados para iniciar a sua actividade no país e esperar perto de quatro meses pelo licenciamento. 'Moçambique evoluiu, embora de forma muito tímida. Saiu de uma posição em que para se abrir um negócio perfaziam-se 153 dias num período de um ano devido aos diferentes processos. Hoje, perfazem-se 111 dias'...".
No caso de ONGs, este processo pode ser ainda mais complicado. A Jacana demorou 2 anos para conseguir licença com o MINEC (Ministério de Negócios Estrangeiros e Cooperação). O controle do Governo sobre organizações do gênero chega a ser assustador. Não nego que tem lá suas razões éticas, digamos assim,
--
Updating...
Da edição impressa de hoje do jornal Savana: mais números sobre o pesadelo de fazer negócios em Moçambique... Além dos 14 procedimentos em 153 dias para abrir uma empresa; são necessários 14 e 212 dias para obtenção de alvarás. Num índice de 0 a 100, Moçambique está em 83 no grau de dificuldade de contratação de um funcionário. Para registrar uma propriedade (quando possível, já que muita coisa é do Estado), são necessários 8 procedimentos e 42 dias de espera. Para negócios de exportação, são necessários 6 documentos diferentes e 12 assinaturas. Para importação, 16 documentos e 12 assinaturas. Para aderir a um contrato, se passa por 38 procedimentos em 580 dias. Encerrar uma empresa leva cerca de 5 anos.
Curiosidade mórbida: eu realmente gostaria de saber destes números no Brasil...
Nenhum comentário:
Postar um comentário