05 março 2007

La naturaleza



A surpresa, só entendi quando estávamos há 73 km do destino. Nos 260 km até então eu olhei e olhei no mapa, mas não decifrei. De repente, Sossusvlei, um pedacinho das dunas mais antigas do mundo. 32.000 km2 da Namíbia são cobertos pelas dunas, Sossuvlei é uma parte micrométrica e acessível. Digno de ficção científica. Parte da surpresa foi ficar no Desert Camp, uma pousadinha linda, com vista panorâmica, charmosa, romântica e no meio do... nada. Fim de semana de filme e, diferente da minha vida na Namíbia, sem gente. Sem comunidades, sem trabalho, sem projeto social. Foi tudo la naturaleza, montanhas, pedras, caminhadas, insetos, pássaros, avestruzes e camêlos. A surpresa diária que é estar na Namíbia. Minha terceira vez no deserto e, pela terceira vez consecutiva teve de tudo, até de chuva. Na volta, pegamos uma estrada secundária muito mais longa do que gostaríamos, mas que tem uma das vistas mais fantáticas que já vi. Em 5 horas, foi de vermelho pra pastel pra verde pra rio pra seco. De quente pra frio. Às vezes você acha que está na lua, tão exótico que é. Canyons imensos. As passagens de Gaub e Gamsbersg me deixaram boquiaberta. Tudo uma coisa do outro mundo, uma sensação de que estou está na Terra Média ou o quê?!. A cada uma hora se vê um carro, uma pessoa andando do nada pro lugar nenhum, uma placa para um lodge que nem de binóculo dá pra encontrar. Isso sem contar o sol que nasce e se põe de maneira indecente nesta terra. E a lua que estava pra explodir.



Nenhum comentário: