27 março 2006

Um fim de semana na Suíça africana

ou... quantas vacas você vale?

Suíça africana. Foi assim que nos definiram a Suazilândia logo na fronteira. Eu e Cora achamos engraçado e não entendemos muito a comparação, mas logo tudo ficou claro. Suazilândia se resume em duas palavras: vacas e montanhas.

**

Isso não quer dizer que a paisagem é de vaquinhas pastando aqui e acolá. As vacas são a moeda de troca para casamento (aqui chama-se lobola).

**

Os homens suazi são insuportáveis. Não tem um que não te peça em casamento. Logo na fronteira, num intervalo de 20 minutos, foram 3 pedidos. No começo é engraçado, mas logo você cansa. Conhecemos uma finlandesas que trabalham num projeto aqui e usam aliança postiça pra diminuir o assédio.

**

Pois bem, num dos momentos em que me perguntaram se era casada, eu disse que sim e fui, toda serelepe, dizendo que tinha custado 3 vacas. Não fazia idéia de quanto uma esposa custa normalmente, então achei 3 um número razoável. Recebi uma cara de espanto e felicidade, acompanhada de um “como você é barata!”. O cara perguntou se eu tinha alguma irmã disponível, pois é um bom negócio comprar filhas com meus pais... Uma mulher custa mais ou menos 15 vacas. Se for da família real (quase todo mundo é), sai por 17.


--fotos aqui!

Um comentário:

Anônimo disse...

Me lembrei de seu velho apelido na escola: Mimosa.
Passar de ser a Mimosa para valer 3 vacas já é um enorme avanço.
Mas, a rigor, se pudéssemos quantificar seu valor não haveria rebanho que chegasse. Qualquer problema no câmbio mande falar com a mãe da moça.
Bjs, Heloisa.