08 setembro 2006

Um breve e besta update de fim de semana

Enfim, o maior churrascão do mundo – eu tinha mesmo viajado na data, então agora coloco um update. O maior braai do mundo será amanhã. Ainda na tentativa de ser o maior, até então os aussies dominam no Guiness. É preciso que 44.159 pessoas apareçam para que o recorde seja quebrado. A prefeitura colocou 12 linhas de ônibus rodando na cidade especialmente para isso, o que é chocante considerando que transporte público é luxo.

7 de setembro de cara pra bandeira
– ontem fomos na Embaixada do Brasil, evento de 7 de setembro. Somos mais ou menos 40 brasileiros no País. Ou seja, uma mini-comunidade, especialmente levando em conta que uns 25 trabalham ou são filhos de quem trabalha na Embaixada. O evento tinha gente de outras embaixadas, claro, tudo muito chique. Mas como recém chegada na Namíbia tive as regalias que uma comunidade pequena pode oferecer. Todo mundo já sabia que tinha uma brasileira cujo "esposo" é australiano, e passamos bastante tempo com o Embaixador e sua digníssima.


Efeito bicicleta
– percebi ontem que até na Embaixada já estamos "conhecidos" por causa das bicicletas. Para mim, cada vez mais meu meio de transporte preferido. Agora já pedalo quase que diariamente, as pessoas dando tchauzinho na rua, algumas mulheres abrem um sorriso imenso quando me vêem. Não há muitas mulheres pedalando, brancas menos ainda. Aqui é cidade pra quem tem carro--e dinheiro. Semana passada comprei uma cesta linda, imensa, amarrei na cestinha da bike e vim me equilibrando, quase voando cada vez que um caminhão passava e fazia um ventinho de nada. O Michael já é super conhecido como o "cara das bicicletas" (ou do biodiesel), vive na mídia local. Agora sou eu quem estou debutando, fui entrevistada pela Sister Namibia, revista parte de um projeto focado em gênero. Parece que vai também rolar um artigo na Sustainable Transport, publicação do Institute for Transportation and Development Policy. Só estou esperando o momento em que nossa foto vai estar no Face@Places, a coluna social do The Namibian.


Conversa besta sobre o tempo – já estou vendo a mudança de temperatura. De dias terríveis em freezing Windhoek, para o que virá a ser O Forno. Agora tá no meio do caminho. E as primeiras chuvas chegaram. Tudo pra gente fica em torno das chuvas, até porque o trabalho com comunidades rurais é em torno das épocas de plantação, chuvas e colheita. Para o nosso jardim, é a glória. Domingo passado plantamos alcachofras, rúcula, tomate, manjericão e alecrim.

Sim, temos cadeiras!
– após 2 meses, finalmente chegaram as 6 cadeiras para nossa casa. Agora só falta pintar tudo, e colocar estofado novo nas almofadinhas. Logo já podemos convidar pessoas para jantar sem passar pelo ridículo de ter que comer no sofá.


Louca pra ver
– o Festival de Artes do Bank Windhoek, que começa na semana que vem. Tem de tudo: dança, teatro, exposições, shows. Coisa de gente grande mesmo. Vai durar uma semana, pena que só poderei assistir os 3 primeiros dias já que em seguida parto pro Brasil.




Domingo com cara de cochilo.


Nenhum comentário: