29 agosto 2008

um spa só pra mim

15 dias que passaram, rápidos, cansativos, confusos, tristes, complexos. 15 dias passaram, desde 14 de Agosto, e eu agora vou pro spa.

Primeiro Michael viajou no dia 14, ficamos eu e Julia. Uma semana que achei que seria horrível, mas foi rápida. Antes Michael viajava e eu, quando ficava, era a ver navios. Hooooras infinitas. Mas com Julia os dias são mais cheios e alegres. Foi portanto uma semana de muito, muito trabalho, por motivos que nos escapam. E quando não era trabalho, era eu e Julia. E eis que o dente veio, ou começou a vir porque ainda não está totalmente lá, e eu comecei a entender o que são noites difíceis (até então as noites eram perfeitas pois a menina dorme de 19hs-07hs, assim mesmo pá-pum já há algum tempo).

Aí Michael voltou, no dia 21, adoentado, exausto, acabado. Ficou de cama e no dia seguinte, 22, chegaram Nampa e Kornelia. Essas são 2 adolescentes que moram na vila de Okathitu, no norte, e que adoramos. Estão de férias escolares e vieram passar 1 semana conosco. Aí começou o turbilhão, 1 semana com adolescentes. Naaada fácil. Nos divertimos muito, sim, mas só esta semana me dei conta de que a última vez que lidei com adolescentes foi... comigo mesma e com meus amigos, há mais de uma década. Ou seja, eu não tinha a MENOR noção do perrengue que se anunciava.

Pois bem, em meio a isso, no domingo dia 24 acordamos e encontramos Tila e Dingo, nossos amados queridíssimos cachorros mortos. Os dois dormindo, com os olhinhos fechados e as patinhas dobradinhas, dormindo como gostavam de dormir, em suas posições preferidas. Mas mortos. Comeram pedaços de carne com veneno. O que dizer... já foram tantas mas tantas lágrimas, e choros inconsoláveis, e vizinhança, e seguranças, e medo, e polícia, e grades, e cadeados, e especulações, e raivas... que prefiro não pensar mais no assunto. Eu amo aqueles cachorros e pelo menos sei que eles não sofreram, foram dormir e morreram sem dor. E tiveram 1,5 anos de vida muito, muito felizes.

No dia seguinte a casa de um dos funcionários da BENN quase pegou fogo (tudo bem no final). Como o funcionário em si está fora de Windhoek, a trabalho, tivemos que entrar na roda para ajudar a esposa com sua penca de filhos e depoimentos para fazer, pagamentos, isso e aquilo.

No mesmo dia fomos no vizinho da casa anterior, de onde Tila veio, para comunicar o causo, e eis que havia uma ninhada de filhotinhos, irmãozinhos da Tila, e dois vieram parar aqui. 6 semanas de vida, Wink e Pixy. Lindos, fofos como todos filhotinhos são. Trazem felicidade e nos lembram que há Vida. E há que se cuidar da Vida. Sempre e somente. Vida.

Pois então, de repente, eu tinha em casa um bebê com dores de dentinhos que nascem, 2 adolescentes complexas como todas as adolescentes, 2 filhotinhos de 6 semanas precisando e amor e nutrição, um coração triste, e um marido de cama. E muito trabalho por fazer.

Quinta-feira, ontem, foi o evento de lançamento do relatório sobre "Impacto de transporte no acesso a serviços de saúde para pessoas HIV positivas", pesquisa que fizemos no final do ano passado. De modo que no meio desta semana FÁCIL, eu organizei um evento de lançamento do tal do relatório para mídia, governo, agências da ONU, outras agências de desenvolvimento, argh you name it. O evento foi ótimo, veio TV, jornal, já tá tudo aí, na boca do povo, já temos reuniões com um monte de povo que quer tratar mais do assunto... sim sucesso, um mooonte de trabalho por vir, coisa boa, interessante, frutífera.... mas que CANSA só de pensar.

Aí hoje as meninas foram embora. A Julia tomou 2 injeções de vacina e agora dorme profundamente. A casa está imunda, mas a ser limpa. O marido melhorou e quer jantar vinho com risoto. É dia de salário, graças a diós, que eu já tava até trocando dinheiro que não era pra ser sequer tocado. É sexta-feira. E eu... Eu vou é tomar um bom banho de banheira, colocar um Chopin na vitrola, e fazer desta tarde de sexta-feira um spa. Só para mim. Porque EU mereço.

Eu neste dia de hoje, a um passo do meu spa.



ps. - FRALDAS DE PANO

Simoni, li seu comentário perguntando sobre fraldas de pano, mas não achei endereço de e-mail para responder diretamente. Então escrevo aqui porque afinal se há alguma outra futura (ou atual) mamãe no pedaço, fica sendo publicidade gratuita mas com ótima intenção.

Sim somos TOTALMENTE FRALDA DE PANO. Só usamos descartáveis quando viajamos, a última vez que Julia usou foi na viagem pra Austrália em maio (levamos 10 de pano mas tivemos que usar os dois sistemas por questões óbvias de logística).

Amo, adoro, foi a melhor decisão EVER. Eu e Michael somos fãs número um das fraldas de pano. Ao contrário do que se pensa, NÃO dá muito mais trabalho, uma vez estabelecido o sistema é moleza, melzinho na chupeta. Usamos um modelo da Motherease (canadense, mas compramos na Austrália) que é tudo de bom, mas existem vários modelos bacanas.

Um dia achei na internet estas fraldas produzidas em Gramado pela Bettina. Nunca usei mas pelo que vi são super bacanas, estou com vontade de testar no final do ano quando for ao Brasil.

A Julia está com 9 meses e NUNCA teve sequer uma assadura. Nada-nadinha. Ela dorme a noite toda e só trocamos a fralda quando ela acorda, sem problemas. Não vaza, não tem produtos químicos, são lindas. Sai muito mais barato do que comprar descartáveis (ainda que os modelos atuais como Motherease sejam um investimento relativamente alto no começo, mas é apenas uma vez e nós já fizemos as contas, continuamos no lucro). E o impacto no meio ambiente é infinitamente menor. Sim, usa-se água, obviamente. Mas 1 batida de máquina equivale a 2 usos de descarga. Aqui em casa é uma batida de máquina com fraldas a cada 2 dias. Ou seja: uma pessoa a mais na casa (Julia), 1 uso de descarga a mais por dia... saimos no lucro ambiental SIM. Eu tenho vários links de diferentes fraldas, fóruns, etc, mas tudo em inglês. Me manda um e-mail (transitorios no gmail.com) caso queira que eu te envie mais info. Fora o link da Bettina, acima, infelizmente me parece que o debate no Brasil é inexistente. Uma vez perguntei pra minhas amigas que são mães o mesmo que vc me perguntou, tipo "vcs já usaram, conhecem alguém", me chamaram de louca, alucinada, fundamentalista, mal informada (já que fralda de pano é "ruim para o bebê"[!!!!]), masoquista, fora de moda, bla-bla-bla. Poucas foram a favor. Fazer o quê... Fico feliz que você esteja numas!

7 comentários:

Ana Valéria disse...

nossa! cansei só de ler! minha Pilar está com quase 6 meses e 2 dentinhos... e graças a deus, não teve nada! eles simplesmente apareceram! uma benção. bjs e bom spa!

Aichego disse...

Oi linda, fofa, gostosa, maravilhosa, turbinada, musa tudo-de-bom. Que bom ter noticas suas e agora eu entendo o seu silêncio. Meu Deus. Estou exausta só de pensar nas adolescentes. Imagina com todo o resto. Acho que eu teria uma crise e pararia na cama junto com o maridão!

Poxa, mas não rola um spazinho for real não? Desses cheio de mulheres cuidando de vc, massagista chinesa, cafés maravilhosos...? Acho que o Michael deveria te dar de presente!

Beijocas

Aichego disse...

Ah! e que maldade isso com os cachorros! Pq envenenaram os cachorros dentro da sua casa?
Que merda!

simoni disse...

Olá Clarisse.

Obrigada pela tua resposta.
As fraldas que estou pesquisando são justamente as da Bettina. Pelo que vi, são as únicas fabricadas no Brasil.
Como tenho a sorte de ser da região de Porto Alegre, vou ver se compro pessoalmente.
Realmente, tal opção no Brasil é muito pouco comentada, mas vou fazer minha parte, propagandeando para quem eu encontro. Até agora, minha mãe, sogra e a ajudante aqui de casa gostaram da idéia.
Beijão e bom descanso.

Gabriela Caspary disse...

oi cla querida que chato o que aconteceu com os seus cachorros!! fizeram isso também com a cadelinha da minha mãe. gente malvada!
mas ela também ja está com uma nova bebezinha.

a vida segue! graças a deus!

beijos e saudades.

Alexandra Peixoto disse...

Oi, Cla.
Cara, que estafante sua semana!
Te admiro mesmo!
Vi o video da Ju falando a lingua bebeza e ri a valer. Ela é muito fofa.
Tb fiquei chocada com a história dos cachorros. Lá em Floripa rola esse drama, muitos cachorros na rua e muito envenenamento. Mesmo com cachorros em casa. Uma crueldade horrenda.
Não esqueci dos cds, ok? Tá anotado pra eu mandar pro RJ.
Tomei a liberdade de postar seu texto no meu blog, a parte que fala das fraldas de pano. Achei super interessante a idéia. E tb mandei para algumas amigas que tiveram bebês por agora e pra futuras mamães. Dei uma editada pra não colocar seu email na rede, ok?
Se cuida por aí.
Beijão
Alê

Anônimo disse...

Minha filha,

Eu bem queria cuidar da filha que cuida da bebezinha e chora pelos cachorros e trata do marido enquanto está hospedando adolescentes (ainda existe isso? nem me lembro mais quando tratei com algumas!)e trabalha e trabalha.

Mas desconfiei desse Chopin no spa. Achei com cara de "quero a minha mãe". Espero que ele tenha te acudido e vc tenha tido um spa de deusa como merecia.

bjs, sua mãe inútil.