22 junho 2007

Qual é o tema de hoje?

Quando estava em Maputo, me inspirava andando por suas ruas e aprendendo um pouco do socialismo africano. Tinha um Marx aqui, um Lenine ali (duas avenidas imensas), mas a maior parte das ruas eram chamadas pelos heróis que libertaram a África do imperialismo e fundaram nações socialistas a la moda africana.

Aqui em Windhoek há também uma ênfase histórica--nas principais avenidas--mas o restante da cidade mostra que o sangue organizado e lógico (dos alemães?) ainda passa nas veias namibianas, e de modo muito distante do socialismo africano.

No que há de semelhança com Maputo e, acredito, com outras grandes capitais africanas, as principais avenidas são sim homenagens ao movimento de independência. Obviamente a principal avenida da cidade se chama Independence Avenue. Fidel Castro foi o único não africano que deu nome à rua por aqui (pelo que pude constar até então), e todas as outras grandes avenidas são heróis africanos ou namibianos. Nelson Mandela (que não duvido nada seja nome de avenida em todas as capitais e quiçá cidades africanas), Robert Mugabe (que também deve estar em todas as capitais africanas e no entanto hoje é motivo de pesadelo no continente), Sam Nujoma (fundador da Namíbia independente), Hosea Kutako (chefe da tribo Herero que teve papel fundamental no movimento de independência do País, dando início aos diálogos com a ONU nos anos 50), Hendrik Witbooi e Jan Joker (ambos chefes da tribo Nama que tiveram papel importante na luta contra os Hereros e contra os alemães), Mandume Ndemufayo (chefe supremo da tribo Ovambo no começo do século XIX), e mais alguns que eu não identifico. Pois bem, parou aí o louvor à história.

Agora vamos ao que me encanta e assusta em Windhoek: ruas temáticas. Música clássica, filosofia, grandes inventores, astronomia, animais, e por aí vai. A cada conjuntinho de ruas, um tema diferente.

Em Windhoek West temos Beethoven street, Bach, Mozart, Wagner, Brahms, Strauss, Chopin, Schumann, Haydn. Um pouco acima: Pasteur street, Freud, Pavlov, Adler, Harvey. Para a esquerda: Áries, Perseus, Crater, Virgo, Columbia, Hercules, Hippokrates, Andromeda, Libra, Taurus, Mercury, etc. Num outro canto: Fortuna, Cleópatra, Vesta, Ara e por aí vai. Ao sul da cidade: Campbell, Ferry, Bell, Armstrong, Nobel, Lazarette, Newton, Galilei, Gutenberg... Bem ao sul, Buffalo, Springbok, Steinbok, Oryx, Impala e outros bichinhos interessantes. Num outro canto são pássaros: Flamink, Albatross, Falken. Um pouco baixo: Voltaire, Socrates, Hume, Bacon, Aristoleles. No centro, regiões e cidades namibianas--que nem em São Paulo, onde temos aquelas ruas todas com as capitais nordestinas? Então, na mesma linha.

Isso para citar os conglomerados que capto os nomes de cara. Poderia ficar aqui o dia inteiro olhando no mapa e pesquisando no google quem é quem e entender a lógica. Tudo assim, separadinho, organizadinho, de modo que você pode se irritar ou se inspirar por onde quer que anda. Depende do seu estado de humor.